Reginaldo Lopes - A marca da mudança Reginaldo Lopes no Youtube Reginaldo Lopes no Flickr Reginaldo Lopes no Facebook Reginaldo Lopes no Twitter Reginaldo Lopes no Orkut

EDUCAÇÃO/
JUVENTUDE

Divisor

PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS > EDUCAÇÃO / JUVENTUDE

Discussão sobre reforma do Ensino Médio também abrange o ensino profissionalizante

28/7/2012 15:21:00

O trabalho da comissão especial que discute o futuro do ensino médio no Brasil passa também pela educação profissionalizante. Exemplo de sucesso entre as políticas do setor, a rede federal de ensino técnico atende hoje a 400 mil alunos, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). São oferecidos cursos de agronomia, mecânica, secretariado, entre outros, em conjunto com o currículo básico da etapa.
 

A meta já anunciada pelo governo é chegar a um milhão de vagas até 2014, mas o próprio deputado governista Reginaldo Lopes (PT-MG) acredita que o número deveria ser maior. “Ainda há 8,4 milhões de alunos fora desse sistema. A meta do Executivo deveria ser de pelo menos 2,5 milhões de alunos atendidos”, afirma o presidente do colegiado da Câmara.
 

A vantagem do ensino profissional ou técnico é que os jovens já saem dos bancos das classes, em sua maioria, empregados. Esse modelo interessa ao indivíduo que precisa logo entrar no mercado de trabalho e, portanto, os índices de abandono são menores do que no ensino médio convencional.
 

Apesar de elogiado, o ensino técnico tem seus limites. É o que avalia o doutor em Educação e professor da Universidade de Brasília (UnB) Remi Castioni. “A educação profissionalizante é uma possibilidade, mas não deve ser a única. As escolas devem estar preparadas para diversas realidades. Por esse motivo, devem ser desenvolvidas as redes profissional e propedêutica [preparatória para o ensino superior]”, argumenta.
 

Outros temas
 

O debate sobre o melhor modelo para o ensino médio no Brasil ainda deverá passar por temas como sistema de ensino, formação dos professores, grade curricular, carga horária em sala de aula, infraestrutura das escolas e até verbas necessárias para o setor.
 

Segundo o relator da comissão especial, deputado Wilson Filho (PMDB-PB), a discussão promete ser longa. “Analisaremos os melhores exemplos do Brasil, de outros países e os maus exemplos também. A ideia é garantir que os alunos saiam do ensino médio sabendo o que fazer com o conteúdo aprendido, seja no mercado de trabalho ou na universidade”, diz.

 



Divisor de conteúdo

OUTRAS NOTÍCIAS

10/07/2018 - TARIFA SOCIAL

18/05/2018 - CAMPUS DONA LINDU COMPLETA 10 ANOS

30/05/2017 - Instituto Federal inaugura novo prédio em São João del-Rei

22/05/2017 - Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT-MG) transforma crédito dos estados com Lei Kandir em Programa de Desenvolvimento Federativo(PDF) com fundo de investimento de R$ 400 bilhões

24/02/2017 - Reginaldo Lopes critica Reforma da Previdência proposta por Michel Temer

21/02/2017 - Comissão ouvirá Itamaraty e PF sobre desaparecimento de brasileiros nas Bahamas

19/01/2017 - Santa Casa de São João del-Rei amplia serviços com apoio de Reginaldo Lopes

13/01/2017 - Reginaldo solicita que comissão apure desaparecimento de brasileiros nas Bahamas

13/01/2017 - Após articulação de Reginaldo, DNIT autoriza obra na BR-367 no Vale do Jequitinhonha

21/12/2016 - Com Reginaldo Lopes, Pimentel autoriza obra entre Virgem da Lapa e Ijicatu


Ver todas as notícias >>

Divisor de conteúdo

COMENTÁRIOS

Nome*:

Cidade:

E-mail*:
  Não será divulgado
Mensagem*:









Por questões de segurança, pedimos que digite o texto da imagem abaixo, lembrando que se trata de um texto case sensitive e A é diferente de a.



* Campos de preenchimento obrigatório








Agenda


Banner PT Nacional

Banner PT Estadual

Banner Câmara dos Deputados





Reginaldo Lopes no Facebook Reginaldo Lopes no Twitter Reginaldo Lopes no Youtube Reginaldo Lopes no Flickr