Reginaldo Lopes - A marca da mudança Reginaldo Lopes no Youtube Reginaldo Lopes no Flickr Reginaldo Lopes no Facebook Reginaldo Lopes no Twitter Reginaldo Lopes no Orkut

EDUCAÇÃO/
JUVENTUDE

Divisor

PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS > EDUCAÇÃO / JUVENTUDE

Comissão presidida por Lopes pretende mudar carga horária e currículo do ensino médio

27/3/2014 15:10:00

 O último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve número recorde de inscrições, com mais de sete milhões de alunos. A prova serve para classificar o aluno no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que possibilita a escolha de uma das 123 instituições de ensino superior que aderiram ao programa.

A prova é dividida por áreas de conhecimento: linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Como forma de preparar o aluno do ensino médio para essa prova, a comissão especial criada e presidida pelo deputado federal Reginaldo Lopes, na Câmara dos Deputados, para debater a reformulação do ensino médio propôs que o ensino médio seja organizado por áreas de conhecimento e não mais por disciplinas, como acontece atualmente.
 
O relator da comissão especial, deputado Wilson Filho (PTB-PB), explicou porque a mudança foi proposta. "Se muita gente já vê o Enem uma porta de entrada para a universidade, por que não colocar, para esses que acabam o ensino médio e pensam no Enem como a porta de entrada para o seu futuro, as mesmas diretrizes e o mesmo formato curricular que tem o Enem? É uma opção".
 
Tempo integral
A proposta apresentada também estabelece um prazo de cinco anos para que as escolas tenham pelo menos 50% de seus alunos no sistema de tempo integral. Outra novidade apresentada pela comissão permite que no último ano do ensino médio os alunos possam optar por uma das áreas de conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, ou, ainda, optar pela formação profissional.
 
O presidente da comissão especial, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), destacou que já no próximo ano alguns estados vão ampliar para cinco horas o tempo de aula do ensino médio.
 
Ele destacou que o principal ganho da proposta apresentada na comissão é tornar o aluno o protagonista da sua educação. "Ele vai definir o seu projeto de vida”.
 
Ao mesmo tempo, lembrou o deputado, o projeto “propõe o ensino médio multidisciplinar, que possa desenvolver habilidades não cognitivas e não meramente as habilidades cognitivas".
 
O Projeto de Lei 6840/13, originado do relatório aprovado pela comissão, ainda deve ser analisado por outra comissão especial que será criada para este fim. Depois de aprovado na comissão especial, a proposta segue para o Plenário da Câmara.
 
Excesso de disciplinas
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, considera que a proposta é um avanço, principalmente na mudança no modo como a grade curricular é organizada, e considera um grande desafio a ser enfrentado “o nosso modelo de ensino médio, da forma que ele é”.
 
Costa diz que “é preciso avaliar direitinho” a atual situação do ensino médio com muitas disciplinas: “O estudante sai do nono ano e de repente ele vai para 19 disciplinas no seu currículo, o tempo que ele tem para absorver... se é esse o caminho. Essa reflexão está sendo feita e o Brasil está enfrentando isso de frente".
 
A secretária de Educação do estado de Minas Gerais, Ana Lúcia Gazolla, entende que as universidades também precisam se ajustar à divisão das matérias por áreas de conhecimento, como é proposto no projeto em análise na Câmara, e não mais por disciplinas, como é atualmente.
 
A formação dos professores dificulta essa adaptação, diz a secretária, “porque é disciplinar. Então, quando a gente pensa em modelos por campos do conhecimento, interdisciplinares e com temas transversais, nós esbarramos na formação compartimentada dos professores”.
 
Por isso, ela lembra que o Congresso Nacional “precisará legislar para sinalizar para as universidades e entidades formadoras para os novos modelos de escola e de currículo que precisamos implementar".
 
Bolsa para ficar na escola
Para o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Alessandro Melchior, a proposta apresentada resolve em parte os problemas. Mas ele considera que “é preciso avançar ainda mais” para atender os 75% dos jovens que cursam o ensino médio e estão inseridos ou querem participar do mercado de trabalho para complementação da renda familiar ou para terem seu próprio dinheiro.
 
Melchior defende a adoção de uma bolsa de inatividade juvenil para que os adolescentes possam se dedicar ao ensino em tempo integral. "Se você pegar as classes média e alta no Brasil, elas financiam seus jovens que continuam no ensino médio, depois vão para a universidade, para que possam entrar no mercado de trabalho com mais qualificação e com mais condições de disputa das melhores vagas. No caso da juventude pobre, isso não é apresentado e aí pra gente o principal elemento que precisa ser resgatado é justamente o financiamento dessa inatividade juvenil que até agora não apareceu".
 
Com Agência Câmara de Notícias


Divisor de conteúdo

OUTRAS NOTÍCIAS

30/05/2017 - Instituto Federal inaugura novo prédio em São João del-Rei

22/05/2017 - Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT-MG) transforma crédito dos estados com Lei Kandir em Programa de Desenvolvimento Federativo(PDF) com fundo de investimento de R$ 400 bilhões

24/02/2017 - Reginaldo Lopes critica Reforma da Previdência proposta por Michel Temer

21/02/2017 - Comissão ouvirá Itamaraty e PF sobre desaparecimento de brasileiros nas Bahamas

19/01/2017 - Santa Casa de São João del-Rei amplia serviços com apoio de Reginaldo Lopes

13/01/2017 - Reginaldo solicita que comissão apure desaparecimento de brasileiros nas Bahamas

13/01/2017 - Após articulação de Reginaldo, DNIT autoriza obra na BR-367 no Vale do Jequitinhonha

21/12/2016 - Com Reginaldo Lopes, Pimentel autoriza obra entre Virgem da Lapa e Ijicatu

21/12/2016 - São João del-Rei passa a contar com ensino pelo Colégio Tiradentes

20/12/2016 - Nova praça e iluminação pública no bairro das Fábricas, em São João del-Rei


Ver todas as notícias >>

Divisor de conteúdo

COMENTÁRIOS

Nome*:

Cidade:

E-mail*:
  Não será divulgado
Mensagem*:









Por questões de segurança, pedimos que digite o texto da imagem abaixo, lembrando que se trata de um texto case sensitive e A é diferente de a.



* Campos de preenchimento obrigatório








Agenda


Banner PT Nacional

Banner PT Estadual

Banner Câmara dos Deputados





Reginaldo Lopes no Facebook Reginaldo Lopes no Twitter Reginaldo Lopes no Youtube Reginaldo Lopes no Flickr