Reginaldo Lopes - A marca da mudança Reginaldo Lopes no Youtube Reginaldo Lopes no Flickr Reginaldo Lopes no Facebook Reginaldo Lopes no Twitter Reginaldo Lopes no Orkut

EDUCAÇÃO/
JUVENTUDE

Divisor

PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS > EDUCAÇÃO / JUVENTUDE

Editorial da Folha de São Paulo aborda projeto de Reginaldo Lopes para Reforma do Ensino Médio

8/8/2016 10:07:00

Projeto de Lei do deputado federal Reginaldo Lopes está em tramitação no Congresso (Foto: Câmara dos Deputados)



 
"Ensino médio flexível". Este é o título do Editorial da Folha de São Paulo publicado nesse fim de semana (dia 6), para abordar a Reforma do Ensino Médio, proposta apresentada pelo deputado federal, Reginaldo Lopes. O texto inicia apontando medidas do Ministério da Educação (MEC) para que a Base Nacional Comum Currricular (BNCC) do Ensino Médio seja entregue apenas após a apreciação do PL 6840/2013. Conheça mais sobre o Projeto de Lei.
 
De acordo com o Editorial, a atitude foi recebida, inicialmente, com certa desconfiança. "A preocupação não é sem fundamento. Autoridades educacionais, afinal, estão cientes de que o Congresso discute mudanças no EM desde 2013 e de que a necessidade de reforma é diagnóstico quase consensual entre os especialistas", opina.
 
"Parece sensato definir a arquitetura do EM antes do recheio, como ponderou Priscila Cruz, do Movimento Todos Pela Educação. Nesse sentido, o MEC assumiu a missão de agilizar a aprovação pelo Parlamento do PL 6840, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que reorganiza o EM e o flexibiliza."
 
No Editorial, a Folha de São Paulo vai ao encontro da defesa apresentada por Lopes em seu projeto. "O país precisa de uma escola que faça mais sentido para o jovem, na qual ele tenha a possibilidade de moldar sua formação a seus planos para o futuro. Há os que pretendem ir para a universidade e os que desejam seguir uma carreira técnica. Há os que apostam em aptidões artísticas e os que se deliciam com problemas de álgebra", indica a publicação.
 
 
O deputado justifica que a reforma do Ensino Médio precisa contemplar todos os jovens, dando-lhes a oportunidade de ser protagonista do próprio futuro. "Atualmente, apenas 15% dos estudantes que terminam esta fase conseguem entrar para a universidade. Qual é a opção que temos para os outros 85? Infelizmente, o modelo atual não os prepara para o mercado de trabalho", comenta Reginaldo Lopes.
 
Na Folha, o texto opinativo termina apontando que a reforma poderia ajudar a combater a evasão escolar. "Enquanto não se der ao jovem a opção de definir seu próprio percurso, a evasão seguirá com impactos deletérios na educação, na economia e na própria vida do jovem", finaliza.
 
No dia 1º de agosto, o Colunista do Jornal O Globo, Antônio Gois, também destacou a Reformulação do Ensino Médio proposta por Lopes. "O texto no Congresso já previa uma flexibilização da trajetória dos alunos no ensino médio. Uma crítica recorrente ao atual sistema é o de que ele é engessado, com foco unicamente na preparação para o Enem ou vestibulares. Por isso, acaba fazendo pouco sentido, por exemplo, para uma parcela expressiva dos alunos que pretendem ingressar diretamente no mercado de trabalho", diz. 
 
 
O Projeto
 
Entre as alterações propostas por Reginaldo Lopes, está a possibilidade de os estudantes escolherem as áreas do conhecimento que pretendem aprofundar. Por exemplo, se o jovem pretende cursar Engenharia, ele poderá optar por receber conteúdo extra na área de Extas - além da base obrigatória de todas as áreas. Outra alteração se refere à opção de ter uma formação técnica-profissionalizante ainda no Ensino Médio - ou então voltada para a universidade. Caso o aluno decida, após concluir a etapa, que também quer fazer a outra modalidade complementar, as escolas devem aceitar a sua rematrícula. Conheça todos os detalhes. 
 
Confira aqui o Editorial na íntegra

 



Divisor de conteúdo

OUTRAS NOTÍCIAS

30/05/2017 - Instituto Federal inaugura novo prédio em São João del-Rei

22/05/2017 - Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT-MG) transforma crédito dos estados com Lei Kandir em Programa de Desenvolvimento Federativo(PDF) com fundo de investimento de R$ 400 bilhões

24/02/2017 - Reginaldo Lopes critica Reforma da Previdência proposta por Michel Temer

21/02/2017 - Comissão ouvirá Itamaraty e PF sobre desaparecimento de brasileiros nas Bahamas

19/01/2017 - Santa Casa de São João del-Rei amplia serviços com apoio de Reginaldo Lopes

13/01/2017 - Reginaldo solicita que comissão apure desaparecimento de brasileiros nas Bahamas

13/01/2017 - Após articulação de Reginaldo, DNIT autoriza obra na BR-367 no Vale do Jequitinhonha

21/12/2016 - Com Reginaldo Lopes, Pimentel autoriza obra entre Virgem da Lapa e Ijicatu

21/12/2016 - São João del-Rei passa a contar com ensino pelo Colégio Tiradentes

20/12/2016 - Nova praça e iluminação pública no bairro das Fábricas, em São João del-Rei


Ver todas as notícias >>

Divisor de conteúdo

COMENTÁRIOS

Nome*:

Cidade:

E-mail*:
  Não será divulgado
Mensagem*:









Por questões de segurança, pedimos que digite o texto da imagem abaixo, lembrando que se trata de um texto case sensitive e A é diferente de a.



* Campos de preenchimento obrigatório








Agenda


Banner PT Nacional

Banner PT Estadual

Banner Câmara dos Deputados





Reginaldo Lopes no Facebook Reginaldo Lopes no Twitter Reginaldo Lopes no Youtube Reginaldo Lopes no Flickr