Reginaldo Lopes - A marca da mudança Reginaldo Lopes no Youtube Reginaldo Lopes no Flickr Reginaldo Lopes no Facebook Reginaldo Lopes no Twitter Reginaldo Lopes no Orkut

REGINALDO NA MÍDIA

Divisor

PÁGINA INICIAL > REGINALDO NA MÍDIA

Jovens negros são principais vitimas da violência no Brasil

27/7/2015 15:49:00

 No mês em que o Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil completa 25 anos ainda há muito para discutir sobre o cumprimento efectivo da lei. De facto, a violência sofrida por menores e jovens ainda é evidente em todos os cantos do país.

 
As maiores vítimas continuam a ser negros e pobres.
Um estudo recente realizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial mostra que o homicídio é a principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
O Mapa da Violência no Brasil 2015 aponta que 1.127 crianças e adolescentes brancos, com faixa etária de 0 a 17 anos, foram assassinados em 2013.
No mesmo período, a violência contra negros foi bem superior nessa faixa etária: 4.064 homicídios. Proporcionalmente, morreram 3,6 vezes mais jovens negros que brancos.
Esse triste cenário vem sendo discutido na Câmara dos Deputados, através de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.
O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), que presidiu os trabalhos, conta que o relatório aprovado pela Comissão confirma o racismo institucional no Brasil e o genocídio simbólico de jovens.
“A CPI jogou por terra dois argumentos da sociedade brasileira. O primeiro que o Brasil é um país fraterno, gentil e hospitaleiro, não é. O Brasil é o país que mais mata pessoas no mundo, é um país violento. Segundo, que o Brasil não é um país racista”, afirma.
Neste segundo semestre, volta à tona no Brasil a discussão em torno da redução da maioridade penal para 16 anos que pode impactar ainda mais esse contexto preocupante que envolve os jovens e a violência.
Aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados no início deste mês, novamente a Proposta de Emenda Constitucional 171/93 deve ser votada em segundo turno em Agosto.
A base governista reprova essa proposta, que também vem sendo rejeitada por magistrados.
É o caso da juíza Valéria Rodrigues, da Vara Infracional da Infância e da Juventude de Belo Horizonte (MG), para quem o foco do Brasil deveria estar voltado, na verdade, para a protecção das crianças e adolescentes.
“Estamos no momento em que se fala sobre a redução da maioridade penal, mas hoje a criança e o adolescente são mais vítimas que infractores. Temos que avançar com uma punição rápida,eficaz e imediata contra essas pessoas que praticam violências contra a criança e adolescente”, conclui a magistrada. 
 


Divisor de conteúdo

OUTRAS NOTÍCIAS

30/05/2017 - Instituto Federal inaugura novo prédio em São João del-Rei

22/05/2017 - Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT-MG) transforma crédito dos estados com Lei Kandir em Programa de Desenvolvimento Federativo(PDF) com fundo de investimento de R$ 400 bilhões

24/02/2017 - Reginaldo Lopes critica Reforma da Previdência proposta por Michel Temer

21/02/2017 - Comissão ouvirá Itamaraty e PF sobre desaparecimento de brasileiros nas Bahamas

19/01/2017 - Santa Casa de São João del-Rei amplia serviços com apoio de Reginaldo Lopes

13/01/2017 - Reginaldo solicita que comissão apure desaparecimento de brasileiros nas Bahamas

13/01/2017 - Após articulação de Reginaldo, DNIT autoriza obra na BR-367 no Vale do Jequitinhonha

21/12/2016 - Com Reginaldo Lopes, Pimentel autoriza obra entre Virgem da Lapa e Ijicatu

21/12/2016 - São João del-Rei passa a contar com ensino pelo Colégio Tiradentes

20/12/2016 - Nova praça e iluminação pública no bairro das Fábricas, em São João del-Rei


Ver todas as notícias >>

Divisor de conteúdo

COMENTÁRIOS

Nome*:

Cidade:

E-mail*:
  Não será divulgado
Mensagem*:









Por questões de segurança, pedimos que digite o texto da imagem abaixo, lembrando que se trata de um texto case sensitive e A é diferente de a.



* Campos de preenchimento obrigatório








Agenda


Banner PT Nacional

Banner PT Estadual

Banner Câmara dos Deputados





Reginaldo Lopes no Facebook Reginaldo Lopes no Twitter Reginaldo Lopes no Youtube Reginaldo Lopes no Flickr