Reginaldo Lopes - A marca da mudança Reginaldo Lopes no Youtube Reginaldo Lopes no Flickr Reginaldo Lopes no Facebook Reginaldo Lopes no Twitter Reginaldo Lopes no Orkut

REGINALDO NA MÍDIA

Divisor

PÁGINA INICIAL > REGINALDO NA MÍDIA

Aliança com o PSDB é aprovada pelo PT estadual

19/5/2008

     Sucessão. Votação foi apertada com 29 votos favoráveis à dobradinha, 26 contra e três abstenções. 
     Oposição petista à proposta ainda acredita em veto da executiva nacional.
     AMÁLIA GOULART
     O PT de Minas Gerais aprovou ontem a aliança do partido com o PSDB para a sucessão em Belo Horizonte. Logo depois do resultado, o prefeito Fernando Pimentel (PT) articulador da dobradinha cantava vitória até mesmo no diretório nacional do partido, que ainda não tomou uma decisão sobre o caso. Com gritos, discussões e um clima tenso, 29 petistas do diretório deram aval ao projeto do prefeito e do governador Aécio Neves (PSDB) de lançar à prefeitura o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Marcio de Lacerda (PSB), em uma coligação que une PT e PSDB.
     O placar foi apertado e gerou muita confusão. O presidente do partido no Estado, Reginaldo Lopes, informou que o resultado oficial foi de vitória por 29 votos, sendo que 26 petistas votaram contra a dobradinha e três se abstiveram. As abstenções foram do deputado Weliton Prado e militantes de seu grupo. O diretório é composto por 61 integrantes, mas alguns petistas saíram da reunião antes da votação ou preferiram não se manifestar.
     Os aliados de Pimentel acreditam que o resultado favorável, mesmo apertado, vai pressionar os petistas da ala nacional da sigla a aprovarem a dobradinha com os tucanos. "Estamos muito confiantes que o mesmo resultado que obtivemos no diretório estadual vai se repetir no nacional", disse o deputado federal Virgílio Guimarães.
     Já os interlocutores do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias (PT), e a esquerda da legenda, que são contrários à tese, esperam que o placar os favoreça. O ex-deputado Rogério Correia disse que vai procurar o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, para pedir a manutenção do veto à aliança feito pela a ala nacional. "O resultado mostra que o PT está dividido em Minas, o que nos favorece. Vamos falar com Berzoini que agora, mais do que nunca, existe a necessidade de intervenção nacional do partido", ameaçou Correia.
     "Agora temos um refrão: partido dividido é dos trabalhadores", ironizou o deputado estadual André Quintão, interlocutor de Patrus.
     Durante toda a reunião, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, assim como seu colega Luiz Dulci, tentaram reverter a eminente derrota. Nos bastidores, eles fizeram vários contatos telefônicos para petistas do diretório. Pimentel também teria pressionado a militância. Polêmica. O resultado oficial da reunião provocou muita polêmica. O grupo ligado a Patrus afirma que foi contado um voto a mais em prol da dobradinha, o do presidente Reginaldo Lopes, que pelas regras do PT, não poderia se pronunciar. Lopes nega a acusação. Já os interlocutores de
Pimentel disseram que foi contado um voto a menos em favor da tese.
      Cronograma
     Próximos passos da discussão para o PT
     1. Hoje
     O PT estadual encaminha ao diretório nacional da sigla a decisão oficial sobre a aliança com o PSDB em BH.
     2. Dia 26 de maio
     A Executiva Nacional do PT se reúne para decidir se aprova ou não a dobradinha. O assunto está em pauta.0 No entanto, a executiva pode remeter a análise do caso ao diretório nacional petista.
     3. Dia 30 de maio
     O diretório nacional do PT se reúne para tomar a decisão final, caso a executiva da legenda não o faça antes.


Divisor de conteúdo

OUTRAS NOTÍCIAS

18/05/2018 - CAMPUS DONA LINDU COMPLETA 10 ANOS

30/05/2017 - Instituto Federal inaugura novo prédio em São João del-Rei

22/05/2017 - Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT-MG) transforma crédito dos estados com Lei Kandir em Programa de Desenvolvimento Federativo(PDF) com fundo de investimento de R$ 400 bilhões

24/02/2017 - Reginaldo Lopes critica Reforma da Previdência proposta por Michel Temer

21/02/2017 - Comissão ouvirá Itamaraty e PF sobre desaparecimento de brasileiros nas Bahamas

19/01/2017 - Santa Casa de São João del-Rei amplia serviços com apoio de Reginaldo Lopes

13/01/2017 - Reginaldo solicita que comissão apure desaparecimento de brasileiros nas Bahamas

13/01/2017 - Após articulação de Reginaldo, DNIT autoriza obra na BR-367 no Vale do Jequitinhonha

21/12/2016 - Com Reginaldo Lopes, Pimentel autoriza obra entre Virgem da Lapa e Ijicatu

21/12/2016 - São João del-Rei passa a contar com ensino pelo Colégio Tiradentes


Ver todas as notícias >>

Divisor de conteúdo

COMENTÁRIOS

Nome*:

Cidade:

E-mail*:
  Não será divulgado
Mensagem*:









Por questões de segurança, pedimos que digite o texto da imagem abaixo, lembrando que se trata de um texto case sensitive e A é diferente de a.



* Campos de preenchimento obrigatório








Agenda


Banner PT Nacional

Banner PT Estadual

Banner Câmara dos Deputados





Reginaldo Lopes no Facebook Reginaldo Lopes no Twitter Reginaldo Lopes no Youtube Reginaldo Lopes no Flickr