Reginaldo Lopes - A marca da mudança Reginaldo Lopes no Youtube Reginaldo Lopes no Flickr Reginaldo Lopes no Facebook Reginaldo Lopes no Twitter Reginaldo Lopes no Orkut

OUTRAS AÇÕES

Divisor

PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS > OUTRAS AÇÕES

PEC que desvincula perícia criminal das estruturas das polícias é aprovada na CCJ

19/10/2016 10:30:00

 
Proposta garante mais autonomia e independência aos peritos (Foto: Biomedicina Padrão/Reprodução)

 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 117/15, assinada pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), que desvincula a perícia criminal das estruturas das polícias Civil e Federal. Elaborada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou as causas da violência, morte e desaparecimento de jovens negros e pobres no Brasil, a proposta institui a perícia criminal federal e a as perícias criminais dos estados e do Distrito Federal como órgãos de segurança pública.
 
Segundo Reginaldo Lopes (PT-MG), que foi presidente da CPI e assina a PEC, essa desvinculação poderia aumentar a taxa de esclarecimento de homicídios no País. "Essa é a experiência quase no mundo todo, e temos de pegar o que está funcionando, com uma perícia técnica e científica ajudando na investigação e na coleta de provas para a condenação", disse.
 
“Nós precisamos modernizar o nosso modelo de Segurança Pública. O Brasil tem uma das piores taxas de elucidação dos crimes contra a vida. Nossa Justiça é meramente patrimonialista e uma das razões é a não desvinculação das perícias. Aqui no Parlamento temos que defender aquilo que de fato vai melhorar a vida do nosso povo e essa PEC vai combater a impunidade”, acrescentou o deputado mineiro.
 

 
Hoje, em 18 estados brasileiros a perícia criminal já está estruturada de modo independente, fruto de iniciativas dos governos locais ou das assembleias legislativas. Reginaldo Lopes reconheceu que há uma defesa dos peritos por questões salariais, mas também de independência. Para ele, a perícia ligada às polícias faz com que os peritos não possam ser isentos, principalmente quando o caso envolve apuração de erros policiais. "A defesa de classe é legítima, mas não se trata apenas disso, é uma conclusão da CPI que a perícia independente ajuda na elucidação de crimes", disse.
 
Tramitação
 

 

A PEC 117/15 será examinada por uma comissão especial criada especialmente para essa finalidade. Em seguida, será votada pelo Plenário.
 
Fonte: Agência Câmara de Notícias e Assessoria Reginaldo Lopes
 

 



Divisor de conteúdo

OUTRAS NOTÍCIAS

30/05/2017 - Instituto Federal inaugura novo prédio em São João del-Rei

22/05/2017 - Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT-MG) transforma crédito dos estados com Lei Kandir em Programa de Desenvolvimento Federativo(PDF) com fundo de investimento de R$ 400 bilhões

24/02/2017 - Reginaldo Lopes critica Reforma da Previdência proposta por Michel Temer

21/02/2017 - Comissão ouvirá Itamaraty e PF sobre desaparecimento de brasileiros nas Bahamas

19/01/2017 - Santa Casa de São João del-Rei amplia serviços com apoio de Reginaldo Lopes

13/01/2017 - Reginaldo solicita que comissão apure desaparecimento de brasileiros nas Bahamas

13/01/2017 - Após articulação de Reginaldo, DNIT autoriza obra na BR-367 no Vale do Jequitinhonha

21/12/2016 - Com Reginaldo Lopes, Pimentel autoriza obra entre Virgem da Lapa e Ijicatu

21/12/2016 - São João del-Rei passa a contar com ensino pelo Colégio Tiradentes

20/12/2016 - Nova praça e iluminação pública no bairro das Fábricas, em São João del-Rei


Ver todas as notícias >>

Divisor de conteúdo

COMENTÁRIOS

Nome*:

Cidade:

E-mail*:
  Não será divulgado
Mensagem*:









Por questões de segurança, pedimos que digite o texto da imagem abaixo, lembrando que se trata de um texto case sensitive e A é diferente de a.



* Campos de preenchimento obrigatório








Agenda


Banner PT Nacional

Banner PT Estadual

Banner Câmara dos Deputados





Reginaldo Lopes no Facebook Reginaldo Lopes no Twitter Reginaldo Lopes no Youtube Reginaldo Lopes no Flickr