Reginaldo Lopes - A marca da mudança Reginaldo Lopes no Youtube Reginaldo Lopes no Flickr Reginaldo Lopes no Facebook Reginaldo Lopes no Twitter Reginaldo Lopes no Orkut

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Divisor

PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS > DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Esmeraldas: Lopes participa de seminário voltado às Comunidades Quilombolas

20/6/2016 12:14:00

 
Seminário foi realizado na Fucam, com presença de Reginaldo Lopes (Foto: Seda/Divulgação)
 

A Fundação Caio Martins (Fucam), em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), recebeu neste fim de semana o 1º Seminário Estadual para o Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Quilombolas em Minas Gerais. Na sexta-feira (17), o deputado federal, Reginaldo Lopes (PT-MG), esteve no evento, ao lado do deputado estadual, Cristiano Silveira, e do secretário de Desenvolvimento Agrário do estado, Professor Neivaldo.
 
Ao longo de três dias, cerca de 400 participantes discutiram políticas públicas e medidas voltadas para esses grupos em Minas, o terceiro estado em número de quilombolas no país.  Durante o Seminário, foram definidas diretrizes do Plano Estadual para a melhoria das condições de vida das comunidades quilombolas no meio rural.
 
“Valorizar nossos povos tradicionais e investir no desenvolvimento dessas regiões é uma obrigação histórica que temos com o país. Aqui no estado temos avançado bastante, com uma agenda intensa do Governo de Fernando Pimentel para garantir melhorias aos povos quilombolas”, destaca Reginaldo Lopes.
 
 
Em 2015, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário realizou mais de 10 ações, entre visitas técnicas, eventos e atividades ligadas aos povos e comunidades tradicionais. “Uma das mais importantes é o apoio a Fundação Palmares para a certificação das comunidades. Em um ano, foram sete comunidades beneficiadas em quatro territórios de desenvolvimento: Metropolitano, Norte, Alto Jequitinhonha, Caparaó e Mata”, disse Professor Neivaldo.
 
Segundo informação do Governo de Minas, entre as medidas na área, já foi criada uma Comissão Estadual para o Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (CEPCT). O grupo é formado por representantes de povos quilombolas, indígenas, ciganos e vazanteiros, entre outros, com o objetivo de coordenar a elaboração e implementação de políticas públicas voltadas para essas populações no estado.
 
 
Estiveram presentes no encontro o presidente da Emater-MG, Glenio Martins; a presidente da Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais, Sandra Andrade; a antropóloga norte-americana, Sheila Walker; a presidente da Fucam, Maria Tereza Lara; a representante do Incra, professora Lucy Rodrigues; entre outras autoridades e lideranças.

 

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Agência Minas


Divisor de conteúdo

OUTRAS NOTÍCIAS

30/05/2017 - Instituto Federal inaugura novo prédio em São João del-Rei

22/05/2017 - Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT-MG) transforma crédito dos estados com Lei Kandir em Programa de Desenvolvimento Federativo(PDF) com fundo de investimento de R$ 400 bilhões

24/02/2017 - Reginaldo Lopes critica Reforma da Previdência proposta por Michel Temer

21/02/2017 - Comissão ouvirá Itamaraty e PF sobre desaparecimento de brasileiros nas Bahamas

19/01/2017 - Santa Casa de São João del-Rei amplia serviços com apoio de Reginaldo Lopes

13/01/2017 - Reginaldo solicita que comissão apure desaparecimento de brasileiros nas Bahamas

13/01/2017 - Após articulação de Reginaldo, DNIT autoriza obra na BR-367 no Vale do Jequitinhonha

21/12/2016 - Com Reginaldo Lopes, Pimentel autoriza obra entre Virgem da Lapa e Ijicatu

21/12/2016 - São João del-Rei passa a contar com ensino pelo Colégio Tiradentes

20/12/2016 - Nova praça e iluminação pública no bairro das Fábricas, em São João del-Rei


Ver todas as notícias >>

Divisor de conteúdo

COMENTÁRIOS

Nome*:

Cidade:

E-mail*:
  Não será divulgado
Mensagem*:









Por questões de segurança, pedimos que digite o texto da imagem abaixo, lembrando que se trata de um texto case sensitive e A é diferente de a.



* Campos de preenchimento obrigatório








Agenda


Banner PT Nacional

Banner PT Estadual

Banner Câmara dos Deputados





Reginaldo Lopes no Facebook Reginaldo Lopes no Twitter Reginaldo Lopes no Youtube Reginaldo Lopes no Flickr