Reginaldo Lopes - A marca da mudança Reginaldo Lopes no Youtube Reginaldo Lopes no Flickr Reginaldo Lopes no Facebook Reginaldo Lopes no Twitter Reginaldo Lopes no Orkut

Reginaldo Lopes

Divisor

PÁGINA INICIAL > REGINALDO LOPES

Reginaldo Lopes e sua Família

Filho de trabalhadores rurais, Reginaldo Lázaro de Oliveira Lopes, nascido no dia 2 de abril de 1973, na cidade de Bom Sucesso - MG é o quarto filho em uma família de sete irmãos.


Economista, pós-graduado em Gestão de Pequenas e Microempresas pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Eleito deputado federal pela primeira vez em 2002, Reginaldo Lopes atualmente exerce o cargo pelo quarto mandato consecutivo.


Considerado um dos parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional, durante seu primeiro mandato foi idealizador e presidente da primeira Comissão de Políticas Públicas de Juventude da história do Congresso, relator do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego e relator do Plano Nacional da Juventude. Foi vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e coordenador do Núcleo de Economistas da Bancada do PT.


Em reconhecimento por sua atuação em defesa da Juventude Brasileira, o parlamentar foi homenageado, no ano de 2005, com o título de Deputado Amigo da UNESCO.


Reeleito para o segundo mandato na Câmara dos Deputados, em 2006, Reginaldo Lopes assumiu as Comissões de Educação e Cultura e de Finanças e Tributação. Destaca-se em sua atuação a relatoria do Projeto de Lei que reconhece a responsabilidade do Estado Brasileiro pela destruição, no ano de 1964, da sede da União Nacional dos Estudantes - UNE.


Diante da forte crise financeira mundial daquele período, foi destacado pela liderança do Partido na Câmara dos Deputados, para integrar a Comissão Especial destinada ao exame e avaliação da Crise Econômico-Financeira.


O deputado tornou-se referência na área de educação, tendo levado creches e ônibus escolares para centenas de municípios mineiros; articulando a liberação de milhões em emendas para Universidades Federais; sendo responsável direto pela ampliação dos campis de Escolas Técnicas Federais no Estado, o que lhe rendeu o título de "Deputado Amigo do Cefet”.


Como vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Reginaldo Lopes apostou em um forte pilar para o crescimento nacional: a lei geral das micro e pequenas empresas. O deputado foi responsável pela Lei 12.669, que dispõe sobre a obrigatoriedade de empresas de beneficiamento e comércio de laticínios informarem ao produtor de leite o valor pago pelo produto até o dia 25 de cada mês.


É também autor da Lei 12.527, chamada Lei da Transparência do Estado Brasileiro, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, que garante a todos os cidadãos o acesso às informações públicas. Maior instrumento de combate à corrupção da legislação brasileira.


No seu terceiro mandato, Lopes liderou a luta pelo enfrentamento ao crack e outras drogas, tendo sido o presidente da Comissão Especial que tratou do tema. Esta comissão aperfeiçoou a proposta de lei 7.663, aprovada pela Câmara, que muda o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas e subsidiou o programa federal “Crack, é Possível Vencer". Foi ainda eleito por unanimidade como Coordenador da Bancada Federal mineira. Em 2012, criou e passou a presidir a Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio que realizou audiências públicas em Brasília e também percorreu os estados colhendo sugestões para uma ampla reforma dessa etapa educacional.


No atual mandato Reginaldo Lopes, assumiu novos compromissos em seu trabalho parlamentar. A luta contra o extermínio da população negra e jovem, onde presidiu a CPI que tratou do tema e o planejamento para o envelhecimento da população brasileira. Neste momento tem assumido importantes debates, como o ressarcimento da Lei Kandir aos Estados e municípios, que possibilitará um importante socorro financeiro aos municípios brasileiros e o enfrentamento ao modelo político eleitoral brasileiro, um sistema falido e sem credibilidade, que precisa urgentemente de uma total reforma política.









Agenda


Banner PT Nacional

Banner PT Estadual

Banner Câmara dos Deputados





Reginaldo Lopes no Facebook Reginaldo Lopes no Twitter Reginaldo Lopes no Youtube Reginaldo Lopes no Flickr